quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Major Deoclecio Ferreira Lima Verde


Deoclécio Ferreira Lima Verde nasceu em Aracati-CE, em 11 de outubro de 1864. Filho do Cel. Celso Ferreira Lima Verde e Josefina Pedroso de Lima. Foi batizado em 21 de dezembro do mesmo ano, tendo como padrinhos Telêmaco Ferreira Lima Verde e Tereza Pedroza de Lima.
Na decada de 80, do século XIX, foi para o Amazonas em busca de adquirir recursos financeiros para poder se instalar economicamente em Iguatu, sem depende de empréstimo ou ajuda de terceiros.
Quando retornou do Amazonas Deoclecio montou seu comercio na rua Floriano Peixoto, 475, com a denominação de Deoclecio Lima Verde & Filho. No mesmo local, funcionava um estabelecimento de crédito com a denominaçao de Lima Verde & Irmão que mantinha a cobrança do Banco do Brasil e do banco dos Importadores: Era como um subagência desses dois bancos em toda a região.
Através dos seus negocios financeiros, dada a sua seriedade e honestidade, adiquiriu o respeito e crédito dos grandes empresários e pessoas de destaque da capital, fazendo de muitos deles seus amigos como o casode Dr. Frotal Gentil, Dr. Frotal Pessoa, Dr Paula Rodrigues, do Jornalista João Brigido, do Presidente do Ceará Justiniano de Serpa entre outros.
Firmando financeiramente de maneira próspera, adquiriu um terreno de aproxidamente 2 hectares, na rua Floriano Peixoto, estendendo-se ao nascente, até o outro lado da Lagou da Telha. No mesmo terreno costruiu a sua primeira residência, ainda no século XIX. No inicio da século XX, construiu uma nova casa, que para época, era uma das maiores e das mais belas de Iguatu, onde passou a residi até os seus ultimos dias de vida.
Outros bens forom adquiridos por ele: prédios, terrenos e a Fazenda Japão, onde construiu uma boa casae um grande açude. Mantinha na fazenda uma vacaria e um engenho para a fabricação de rapadura.
Em 16 de janeiro de 1893, aos 29 anos, em Igutu, casou-se com a sua prima Maria Maia. Dessa união conjugal, nasceram os filhos: Maria Maia Lima Verde, Laura Lima Verde, Celso Lima Verde Sobrinho, Valda Lima Verde, Cecília, Deoclecio Lima Verde filho, Francisco Maia Lima Verde e Leonardo Lima Verde.
Manteve-se ativo na política de Iguatu até, aproxidamente, inicio de 1914, quando participou do tiroteio contra o Cel. Blisário, Dr João Augusto Bezerra e respectivos aliados, juntamente com os que faziam oposição aos dois citados, na praça da Matriz, durante 26 horas ininterruptas, O resultado foi a vitória do Major Deoclécio, do Cel. Mendonça, do Cel. Alceu e de todos que faziam aposiçao ao governo corrupto e perseguidor do Cel. Belisário e do Dr Bezerra, o que resultouna peposição do Intendente Municipal e na fuga do Cel. Belisário e todos os seus familiares para fortaleza. Pouco tempo após esse epeisódio, o Major Deoclécio entregou , por definitivo, por difinitivo, aos amigos José Ferreira Pinto de Mendonça e Dr. Manoel Batista de Oliveira a liderança da política oposicionista local. Mesmo assim, por volta de 1915, ao retorna de uma viagem a Fortaleza, foi recpcionado, na estaçao Ferroviaria de Iguatu, por amigos, vereadores, por uma significativa quantidade de populares e uma animada banda de música, que tinham como objetivo convencê-lo a aceitar a chefia do poder executivo do municipio. O Major Deoclécio não deixou levar pela emoção, agadeceu a manifestação, mas reiterou a todos que para a política não retornava.
Em 17 de abril de 1922, o Presidente do Ceará, Justiniano de Serpa, num ato de reconhecimento ao bons serviços prestados à coletividade iguatuense, pelo homem públic, sério, de admiráveis propósito, independente e de reputação ilibada, outorgou ao Major Deoclécio Lima Verde o título de 1º Suplente de Juiz de Direito da Comarca de Iguatu, nomeação expedida com base nas leis então vigente no País.
Deoclécio faleceu em Iguatu, em 24 de junho de 1933, ao 69 anos.
(Dados extraídos do livro Major Deoclécio Lima Verde Família e História)

Nenhum comentário:

Postar um comentário