domingo, 28 de março de 2010

1- Maria Maia Lima Verde

Maria Maia Lima Verde nasceu em 12 de novembro de 1893, en Iguatu. Foi batizada no dia 09 de janeiro de 1894 pelo vigário Raimundo Hermes Monteiro. Padrinhos: Crebilon Lima Verde e Idalina Lima Verde. Casou-se 1º de abril de 1919, com Seridão Holanda Montenegro. Foram testemunhas: Péricles Uchôa Barreira e Crebilon Lima Verde. A cerimônia foi celebrada pelo padre Pio Pinho de Oliveira.
Seridão nasceu em Iguatu, em 18 de abril de 1876. Quando se casou com Maria Maia, era viuvo e pai de sete crianças: Luiz, Ósias, Mário, Nilce, Francisco, Raquel e Almerinda. A sua primeira esposa era Almerinda Holanda Lima Verde, falecida em 21 de novembro de 1918. Do seu segundo casamento, com Maria Maia Lima Verde, nasceram mais dois filhos: Pedro Valmir e José Newton. Seridão era homem integro, de ampla visão e grande tino comercial. Graças as suas suas qualidades, obteve sucesso tanto como comercian, como industrial. Foi um dos maiores exportadores de algodão do Ceará. Faleceu em Fortaleza, em 23 de outubro de 1959.
A vida de Maria Maia foi um exemplo de abnegação e bondade. Dedicou a sua vida à criação dos seus filhos e enteados, o que resultou na harmonia do lar e na formação moral, religiosa e intelectual de todos eles.
Celina Maria Montenegro Castelo, no seu livro "Na poeira do Tempo", pagina 37, da o seu testemunho: "Madrinha Maria, assim chamada por seus enteados e mais tarde por seus netos, filhos dos enteados, era uma pessoa meiga, mansa e muito doce. teve dois filhos com vovô: Pedro Valmir e José Niwton, mas não deixou de amar seus enteados com uma verdadeira mãe". Maria Maia faleceu em 21 de julhos de 1972.
(Dados extraidos do livro Major Deoclecio Família e História)

Nenhum comentário:

Postar um comentário