domingo, 28 de março de 2010

2- Laura Lima Verde

Laura nasceu em 25 de maio de 1895, em iguatu. Foi batizada em julho do mesmo ano, pelo vigário Raimundo Hermes Monteiro. Padrinhos: Joaquim Ferreira Maia e Ana Jesuina Lima Verde. Casou-se em0 30 de novembro de 1922, com Miguel Coelho Rocha. Foram testemunhas: Celso Lima Verde e José Pedro de Lima. A cerimônia foi celebrada pelo padre José Coelho de Figueiredo Rocha.
O seu esposo, Miguel Coelho Rocha, era natural de Barbalha e nasceu em 25 de julho de 1891. Por influência do seu irmão Pe. José Coelho de Figueiredo Rocha, vigário de Igutu, na época, foi quem se transferiu para essa cidade. Em Iguatu se firmou, graças a seu insuperavel força de trabalho, como a agropecuarista e durante o período de 1926 a 1930, exerceu com destaque o cargo de verador. Em 1946, quando de redemocratização do País, figurou como um dos fundadores de Diretório de UDN(União Democráta Nacional). Dotado de largo ciclo de amizade, gozava de estima donsideração no meio social de Iguatu. Foi também um dos fundadores do Clube Recreativo Iguatuense - CRI, em 1945. Miguel Coelho faleceu em Iguatu, em 14 de abril de 1947.
Laura, desde criança apresentava interesse pelos estudos e foi com muito esforço e determinação que concluiu o antigo curso primário, em São Mateus (Jucás), por nao haver em Iguatu o ultimo ano do curso primário. Mereceu, Sempre, por parte dos seus mestres, elogios pelo brilhante desempenho escolar. Apresentava muita faciliadade em gravar nomes de pessoas, datas e fatos, aliás a sua memória era infalível para as datas de aniversários dos familiares. Era dedicada aos irmãos, sobrinhos, filhos e netos, levandos a todos eles um pouco de sua sabedoria, da sua sinceridade e da sua fé em Deus. Em 1947 ficou viúva. A tristesa foi profunda mas com equilíbrio emocional que possuia soube superar todas as dificuldades que surgiram. Laura faleceu aos 96 anos, em 20 de agosto de 1991.
(Dados extraidos do livro Major Deoclecio Família e História)

Nenhum comentário:

Postar um comentário