terça-feira, 30 de março de 2010

Pedro Lima Verde


Nasceu na cidade de fortaleza (CE) em 30/11/1954, sendo filho do ex-deputado Péricles Gomes de Araújo e Maria Barreira Lima Verde de Araújo (escritora). Fez os primeiros estudos em Iguatu, terra natal de seus pais, onde viveu parte de sua infância e adolescência, deslocando-se depois para Fortaleza, Natal e Rio de Janeiro, onde concluiu a Escola de Teatro.

Após a conclusão dos estudos, ingressou no Teatro Profissional com o pseudônimo de PEDRO LIMA VERDE, passando em 1981 a residir em Curitiba e em seguida na cidade de São Paulo onde fez parte das 148 peças de sua carreira.

Em São Paulo conseguiu fazer o que mais o fascinava: Cinema. Trabalhou no filme “A ESTRELA NUA”, ao lado de Carla Camurati, Renata Sorrah e Ricardo Petraglia. E ainda no filme “AS PRIMAS” sob a direção de Jonh Herbert.

Costumeiramente regressava a Iguatu para rever familiares e amigos, conversando com perfeito domínio sobre as particularidades de sua carreira: Teatro e Cinema.

No Rio de Janeiro, em 1979, fez ao lado de Elke Maravilha a revista musical “O RIO DE CABO A RABO”, de Gugu Olmeicha. Atuou ainda em “LAÇOS”, “CORAÇÃO NÃO TOMA SOL” e em “TARÔ BUQUÊ”, nesta ultima recebendo o Premio FUNDACEM e o Premio Mambembe de melhor ator Coadjuvante.

Em Curitiba, com o Grupo Prisma fez “DOS SEIOS DESTA MÃE GENTIL”, participando com esta peça do 3º FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO, realizado em São Paulo, por Ruth Escobar.

Participou das peças “VAMOS JOGAR O JOGO DO JOGO”, “O ROBÔ BOBO DE BOBY”, de Volken Ludwing, “O OLHO AZUL DA FALECIDA”, de José Orton, “DE REPENTE NO VERÃO PASSADO”, de Tenesse Willians e em “TISTU, O MENINO DO POLEGAR VERDE”.

Em 1989 recebeu o Prêmio de Melhor Roteirista do Festival de Brasília, pelo filme “Mamãe Parabólica”.

No Ceará iniciou em 1993 seus trabalhos em vídeo com “SIMPLESMENTE ONEIDE”. Em 1994 fez o “MERGULHO”, sendo selecionado no Festival da Bahia.

Seu último trabalho foi “ONDE ESTÁS CORAÇÃO”, premiado como melhor vídeo de ficção no 11º RIO CINE FESTIVAL e no III FESTIVAL DE VIDEO DE TERESINA em 1995.
Vitimado de grave enfermidade, faleceu em Fortaleza (CE), em 14/10/1995.

2 comentários:

  1. Olá amigo(a, sou formado em História pela URCA - 2008, e me dedico ao estudo genealógico das nossas origens ( Ponta da Serra - Santa Fé - Monte Alverne e Dom Quintino), dentre elas, os Lima Verde.
    Tenho uma forte evidência de que o Correia Lima, do sítio Juá em Ponta da Serra, que foi gerado do casamento dos meus bisavòs paternos, João Paulino Correia e Vicença Maria da Conceição, traz o mesmo "lima" da família Lima Verde, da Fábrica.
    Sou avô paterno de Priscila, que é filha de Melissa Limaverde Cabral de Oliveira e Pmphilio José Correia Lima.
    Estive visitando este blog,onde fiz algumas anotações para serem incluidas nesse trabalho que estou realizando.
    Mantenho há algum tempo o http://blogdapontadaserra.blogspot.com
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Pedro Gomes de Araújo estudou comigo no Colégio Adahil Barreto em 1970. Quando retornou ao Ceará por vezes nos encontrávamos junto com amigos. Sua morte prematura foi sentida.

    ResponderExcluir