segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Miguel Limaverde

DR.MIGUEL LIMA VERDE – Foi o terceiro Presidente do Rotary Club de Crato. Miguel Lima Verde nasceu no distrito: de Santa Fé Município do Crato em 30 de Dezembro de 1882, e quando de um a viagem de regresso à Princesa do Cariri, faleceu em Corinto, Minas Gerais, onde está sepultado, em 30 de Ju­nho de 1944, Foram seus pais Hilário de Moura e Isabel Amancio de Lima Verde estudou a primeiras letras em Crato.
Do Crato foi para Salvador, onde fez curso brilhante de medicina, diplomando-se pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 29 de Dezembro de 19l3. Seu diploma foi registrado no Conselho de Medicina do Ceará, sob o número 790 em 10 de Junho de 1916.O historiador, Dr. Joaquim. Pinheiro Monteiro ao seu respeito escreveu: “Miguel Lima Verde, sempre foi o colega estimado e conhecido por quantos, nos últimos 10 a 15 anos, clinicaram nas diversas cidades do Cariri”. Ele soube desfrutar de largo conceito clinico, se impunha, ainda, pela sua magnífica prodigalidade.
Sua formação democrática, a probidade, o valor moral e responsabilidade de caráter levaram-no ao destaque nesta síntese, em que evocamos os labores clínicos dos profissionais do Cariri. Desempenhou o cargo de Médico-Chefe do Matadouro em Crato. Sem vaidade profissional, sem alarde de conhecimentos, Lima Verde costumava fugir aos elogios e louvores emanados da gratidão e reconhecimento dos clientes. A vitória atribui-a não á sua pessoa, mas ao auxiliar obscuro e anônimo, que lhe coadjuvava na enfermagem. Escreveu tese de Doutorado, sob o titulo Endocrinismo hipofisário. Em suma, foi médico nos moldes da prescrição hipocrática. Um perfeito homem de bem. em que a gravidade se une à benevolência “. Miguel Lima Verde, membro de uma das mais importantes e tradicionais famílias do Crato, teve a honra de também ser Prefeito do Crato, e o terceiro Presidente do primeiro Rotary Club do Crato (o nosso clube).

Um comentário:

  1. Dr. Miguel Lima Verde trabalhou como médico em minha terra natal, Alto Parnaíba, Maranhão, e foi prefeito municipal em 1924-1925, quando ainda estava lá.

    ResponderExcluir