segunda-feira, 29 de março de 2010

8-Francisco Lima Verde

Francisco naceu em 16 de Outubro de 1903, em Iguatu. Foi batizado pelo vigário Raimundo Hermes Monteiro em 06 de janeiro de 1904. Padrinhos: Antõnio Apulcro Lima Verde e Alcides Soares. Casou-se em 16 de Junho de 1934, com Altamira de Carvalho Mendonça. Tiveram como testemunhas: Alderico de Carvalho Mendonça ePéricles Uchôa Barreira. A cerimônia foi celebrada pelo padre José Coelho de Figueiredo Rocha.
Iniciou os estudos em Iguatu, mas não dava a atenção devida que os pais esperavam, ao aprendizado. Gostava mesmo era de caçar, pescar e brincar com a meninada. Apesar de não dar valor às aulas, aprendia tudo com facilidade, era extremamente inteligente. Com menos de 5 anos sabia a tabuada de cor. O seu pai, percebendo seu potencial e para afastar da boa vida que levava em Iguatu, encominhou-o para Fortaleza, juntamente com os irmãos Deoclécio e Leonardo para prosseguirem os estudos. foram matriculado no Colégio São Luiz e , posteriomente, transferidos para o Colégio Cearense e Liceu do Ceará. Desistiu do estudos, retornou para Iguatu. O seu pai, com o objetivo de passar-lhe um corretivo, mandou-lhe para o sítio cuidar do gado e da roça. Na época da moagem, deu-lhe a tarefa de retira os bagaços de cana do engenho. Os castigos não surtiram muitos efeitos, pois Francisco fez amizade com diversos operários do sítio e juntos, nas horas apropiadas, faziam a farra ao som de um violão.
O Major Deoclécio, apesar de não aceita muito a boa vida levada por Francisco, conhecia as virtudes do filhoe admirava a sua inteligência e o jeito modesto e amigo de se relacionar. Então, providenciou a ida de Francisco ao Rio de Janeiro a fim de que o mesmo desenvolvesse alguma atividade profissional, uma vez que, longe de casa teria que se manter por conta prápia.
No Rio de Janeiro, trabalhou como propagandista de loja e em seguida foi aprovado no concurso dos Correios e Telégrafos, onde trabalhou durante alguns anos, Em 1944, fez concurso para Agente Fiscal do Imposto de Renda, concorrendo com inúmeros candidatos que possuiam nível superior. Apesar do elevado nível dos concorrentes, Francisco conquistou uma classificação entre os primeiros do concurso. A sua nomeação foi assinada pelo Presidente da República, Getúlio Dorneles Vargas. Devido à boa colocação no concurso teve o direito de escolher o Estado onde iria assumir o emprego; não teve duvida: escolheu a sua terra, o Ceará, onde passou a residir por definitivo.
Ao longo de suas atividades profissionais, adquiriu o conhecimento profundos em contabilidade, tornando-se guarda-livros(como era conhecido os contadores) de grandes firmas comerciais do Rio de Janeiro e de Fortaleza, posteriomente.
Francisco, mais conhecido no meio familiar como Chico Lima Verde, mesmo depois de galgar importantes cargos em empresas públicas e privadas, não declinou nem um pouco a sua personalidade, continuou o mesmo homem de antes, preservou o seu caráterm a sua simplicidade e o seu jeito amigo de se relacionar com as pessoas, Essas nobres características foram as causas da admiraçoa, do respeito e do carinho que todos nutriam por Chico Lima Verde.
Francisco falava francês e lia com segurança livros em espanho. Faleceu em Fortaleza, em 13 de janeiro de 1976
(Dados extraidos do livro Major Deoclécio Lima Verde familia e história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário